Saturday, April 14, 2007

Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop (Lição 2) - Parte 1

(voltar para Lição 1)

Plano da Lição

Lição 2: É quem você conhece

Visão geral

Nesta lição, você compreenderá como personagens ficcionais derivam de pessoas reais, de carne e osso -- e como você pode transformar pessoas reais em personagens ficcionais.

Tempo Estimado

Levará umas 2 horas para completar esta lição.

Objetivos

Após haver completado esta lição, você:

- compreenderá como personagens derivam de pessoas da vida real.

- compreenderá como autores famosos se basearam seus personagens em pessoas da vida real.

- compreenderá como utilizar pessoas que você conhece como base para personagens ficcionais.

- terá compilado uma vasta lista de pessoas que você conhece que podem servir como personagens ficcionais.


Atividade

Durante esta lição, você completará a seguinte atividade:

- Atividade de descoberta: Pessoas que você conhece

Dissertação e Debate

Lição 2: É quem você conhece

Se você seguir o exemplo de nove em dez escritores, você começará a escrever suas obras ficcionais elaborando personagens. Mesmo se você for o inusitado décimo deles, e preferir começar por outra coisa -- enredo, cenário, tema, etc. -- você precisará de personagens, em algum momento. Sempre há personagens em ficção. (Ou você consegue pensar em alguma exceção?)

Então, a próxima questão lógica deveria ser: de onde vêm os personagens ficcionais? Mais exatamente: de onde seus personagens ficcionais virão?

Personagens vêm de pessoas

Esta é fácil. Personagens virão, na sua ficção, de pessoas da sua vida.

Mas, você se pergunta, e quanto todos aqueles grandes personagens da literatura, que os grandes autores simplesmente inventaram -- feitos do nada? Personagens que simplesmente se materializaram na página desde o vácuo, como se fossem convocados pelo estalar de dedos de David Copperfield? E sobre estes personagens? Tais personagens não existem na vida real.

Pense um pouco sobre isto. Mesmo se um personagem ficcional não seja inspirado diretamente e concientemente num único indivíduo conhecido do autor, o personagem agirá, interagirá e reagirá, provavelmente, como outras pessoas. Se de outro modo fosse, nós não acreditaríamos nele ou nela, portanto, não acreditaríamos na história.

Em outras palavras, não importa quão diferente, quão original, quão único um autor queira que seu personagem seja, mesmo assim, este personagem deve se comportar de maneira reconhecidamente humana. E o único modo como um escritor atinge isto é, em algum âmbito, se inspirando em pessoas que o escritor tenha observado na vida real.

Então, não fique pensando que o sucesso dos grandes autores é uma questão de poderes criativos que você não possui. Jane Austen, as Irmãs Brönte, Dickens, Vitor Hugo, Henry James, Edith Wharton, Raymond Carver e Toni Morrison, todos eles trabalharam com a mesma matéria-prima.

A matéria-prima é a raça humana. Independente de serem extraordinários, se Heathcliff e o Corcunda (de Notre Dame) não fossem, essencialmente, inspirados em pessoas, mesmo que de longe, parecidas com as que conhecemos, nós não nos interessaríamos o bastante por eles para continuarmos lendo. Mesmo os cidadãos quadrúpedes de A Revolução dos Bichos são inspirados em pessoas identificáveis. Na verdade, os porcos no livro de George Orwell são caricaturas de figuras históricas bem específicas: Stalin, Trotsky, entre outros envolvidos na Revolução Russa.

A Origem dos Personagens em O Grande Gatsby

E sobre F. Scott Fitzgerald? Ele também busca os personagens de O Grande Gatsby em pessoas da vida real? A resposta é um energético "SIM".

Nick Carraway é inspirado no próprio Fitzgerald, um rapaz do centro-oeste que vem para a costa Leste, para freqüentar a liga universitária, e é arrebatado pela excitação e glamour da Era do Jazz. Porém, Fitzgerald não vende títulos, nem retona ao Centro-Oeste, como Nick faz no final do romance. Entretanto, suas reações ao que testemunha são muito semelhantes às do autor. Como suas anotações sugerem, Fitzgerald respondia aos excessos dos anos 20 de um jeito parecido com o de Nick: desaprovação, mesclada com a admiração e apreensão de um rapaz interiorano numa grande cidade. (O prefácio do livro revela algumas informações interessantes sobre Fitzgerald.)

Daisy Buchanan parece haver sido inspirada, parcialmente, em Zelda, esposa de Fitzgerald. Nascida Zelda Sayre, ela era a bela filha de um proeminente juiz da Suprema Corte do Estado, em Montgomery, Alabama. Fitzgerald a conheceu quando ele era um soldado, dezoito anos de idade, aquartelado nas proximidades, durante do fim da Primeira Grande Guerra. Por ele não ser rico nem socialmente bem-relacionado, Zelda se recusou a casar com Fitzgerald. Somente após a venda do primeiro romance dele, Este Lado do Paraíso, que ela concordou em se casar.

Se você leu o capítulo 5, você deve estar percebendo algo interessante aqui. Não houve um rompimento amoroso entre Gatsby e Daisy? Por que Gatsby está tão desesperado, tentando impressionar Daisy com sua coleção de camisas? Sim, parece que Jay Gatsby também foi inspirado, em algum nível, em Fitzgerald. Pense sobre isto: um homem sem dinheiro ou conexões sociais conhece uma bela senhorita sulina, aquartelado nas proximidades durante tempo de guerra. Posto que ela não quer se casar com ele, ele mergulha no mundo e se transforma num sucesso em sua área (Este Lado do Paraíso foi um grande bestseller), antes de retornar para conquistar o amor da mulher que, um dia, o desprezou.

Obviamente, os personagens deste romance foram inspirados por algumas pessoas muito próximas do lar de Fitzgerald, ou, mais exatamente, em seu lar.

(continua...)

Ir para o Índice

2 comments:

JLM said...

Algumas pequenas correções:

Corrigir o negrito: "Na verdade, os porcos no livro de George Orwell são caricaturas de figuras histórias bem específicas: Stalin, Trotsky, entre outros envolvidos na Revolução Russa."

Retirar: "Somente apenas após a venda do primeiro romance dele, Este Lado do Paraíso, que ela concordou em se casar."

1 abraço.

Silvânia said...

Olá!
Interessantíssimo seu blog, esta me ajudando bastante, pois estou iniciando esta arte da ficção, como vc disse o personagem é mto importante!
Abração,
Silvânia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.