Tuesday, May 22, 2007

Índice - Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop

O Curso do Gotham Writers' Workshop é um dos mais famosos dos Estados Unidos. Ele é conhecido por seu caráter prático e objetivo, contribuindo para que escritores iniciantes e profissionais possam aperfeiçoar sua técnica literária, construir personagens marcantes e enredos cativantes.


Para baixar o curso completo, em PDF, clique aqui

Tradução do Curso por: Henry Alfred Bugalho

Índice

Lição 1: A Verdade sobre Ficção
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Lição 2: É quem você conhece
Parte 1
Parte 2

Lição 3: O Método composto para criação de personagens
Parte 1
Parte 2

Lição 4: Usando Perfis para conhecer seus personagens
Parte 1
Parte 2

Lição 5: Como Revelar contando
Parte 1
Parte 2

Lição 6: Como Revelar mostrando
Parte 1
Parte 2

Lição 7: A História é uma busca
Parte 1
Parte 2

Lição 8: Mais elementos de Ficção
Parte 1
Parte 2

Agradecimento a Lefebvre Saboya, que preparou a apostila em PDF do curso.

10 comments:

JLM said...

Olá Henry

Primeiro gostaria de me desculpar por tantas intervenções na sua tradução. Mas veja pelo lado bom, vc passou pelo pente fino de um leitor mto chato. Agora só um escritor profissional poderá achar algo a melhorar, hehe.

Eu pude sugerir as correções pois li o curso todo hoje. É que estou me preparando para o NaNoWriMo 2008, q começa dia 1/9/2008. Com o material fresquinho na memória, creio q irei conseguir.

Ah, gostaria também de fazer um post no meu blog falando um pouco do curso e divulgando ele. É lógico que colocaria links para ele e a referência ao tradutor. Oq me diz, posso?

No mais, 1 abraço (e chega de sugestões por hj, né).

Henry Bugalho said...

Não precisa se desculpar, aliás, eu é que devo agradecê-lo pela cuidadosa leitura. Eu até me surpreendo por você não ter encontrado mais erros, pois a tradução foi feita inteiramente no blog, quase sem qualquer revisão minha.

E é claro que eu o autorizo a divulgar este curso. A intenção dele (e da tradução) é ajudar os escritores a encontrarem uma linha-mestra para poderem conceber seu primeiro romance, ou qualquer outra narrativa longa.

Abraços.

JLM said...

Ah, achei o PDF uma ótima idéia, mas me pareceu mal diagramado, com títulos sozinhos no final da página, páginas duplas (geralmente é melhor vizualidada qdo ela é simples), espaçamento (ficou bom para imprimir, mas para ler na tela ficou muito junto) e a falta de referências, tanto ao site do curso oficial quanto ao seu blog.

Vou fazer um PDF alternativo (formatado pela ABNT) bem profissa e mando pra vc ver.

1 abraço.

Henry Bugalho said...

Manda ver, JLM, este PDF foi feito por um leitor do blog também, que reuniu todos os textos e fez a diagramação.
Mas qualquer ajuda é bem-vinda.

Lucas Henrique said...

Muito boa essa notícia, e aprecio que sejam tão... dinâmicos.

FêehzookaH ' - said...

Henry, meu nome é Fernanda,e gostaria de saber o seu e mail para tirar algumas duvidas sobre um livro que pretendo escrever. parabéns pelo blog, gostei do pdf, beijos

Marcos Souza said...

Prezados colegas,

Fiquei bastante interessado no curso, mas o arquivo em .pdf não está mais disponível no 4Shared. Poderiam por gentileza disponibilizá-lo novamente?

Anonymous said...

Incrível. Parabéns, Henry! (E obrigada)

. said...

Muito obrigado pelo PDF. Estava correndo atrás de um livro sobre redação criativa, e este "curso" sem dúvida irá ajudar muito para a realização do meu grande sonho que é me tornar um romancista. Estou no início, realmente é muito difícil. Mas vou conseguir. Obrigado!

Anonymous said...

Este livro é ótimo, mas também tem outros dois bons que eu recomendo (quem sou eu pra recomendar alguma coisa, mas eu li e aprendi muito neles, então lá vai):

-"Aprende tu mesmo a redigir", de Estevão Cruz
-"A arte de escrever", de Antonio Albalat.
Estes três livros são muito bons.
Ass. Rogério Silvério de Farias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.