Sunday, April 15, 2007

Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop (Lição 2) - parte 2

(continuação...)

Lição 2: É quem você conhece - parte 2

Você também conhece pessoas

Se este foi um método bom o suficiente para o grande Fitzgerald, então também é bom para você. Olhe para o mundo ao seu redor à procura por personagens, ou por personagens potenciais, porque é lá que eles estão, à sua volta. Inúmeras pessoas. Todo santo dia.

Considere as seguintes opções:

- Pessoas que você conhece bem

- Pessoas que você não conhece bem

- Pessoas que você viu apenas uma vez

- Pessoas que você gostaria de conhecer

- Pessoas que você nunca conheceu

- Pessoas que você viu à distância

- Pessoas que você viu na TV

- Pessoas sobre as quais você leu

As possibilidades são inesgotáveis.

Com certeza, você já conheceu alguém intrigante numa festa. Provavelmente, esta pessoa não devia chamar você de "old sport" (velho camarada), como Gatsby chama Nick, mas talvez tal pessoa tenha usado outra expressão de afeto ou invertido a ordem das palavras numa frase de modo que pudesse inspirar um personagem.

Talvez você já tenha se sentado num restaurante cheio e percebido um sujeito "sombrio" realizando negócios, num canto afastado. Você pode não descobrir que esta pessoa esteja dando um jeito nos resultados do Campeonato de Beisebol, como fazia Meyer Wolfsheim, mas deve haver algo naquela pessoa que possa ser útil para um personagem.

Porém, se você não tem saído muito de casa ultimamente, bem... olhe-se no espelho.

Como Fitzgerald fez, tome notas de si mesmo, e do amor da sua vida. Olhe para sua família e amigos, e para os amigos deles, e mesmo para a mulher que você vê todo dia no ponto de ônibus.

Cada um deles é interessante, marcante, pelo menos em um único ponto, provavelmente em muitos. Cada um é potencialmente uma fonte de inspiração para um personagem.

Como usar pessoas em Ficção

Funciona mais ou menos assim. Vejamos a mulher que você encontra todo dia no ponto de ônibus. Todo dia, ela está lendo um livro diferente. Isto surpreende você. Será que ela acaba de lê-los todos, em pausas furtivas durante o trabalho, devorando páginas, ao invés da sopa ou salada do almoço, então, lendo à noite, até que ela atinja, enfim, a última página? Ou talvez ela apenas comece a ler os livros, perdendo o interesse antes que o dia acabe.

Talvez, ela nem leia os livros de fato, apenas os segure abertos diante dela, esperando que algum estranho puxe conversa sobre "Carrie, a estranha" ou sobre a "Letra Escarlate". Ela é incrivelmente tímida, não conhece ninguém na cidade, acabou de chegar do interior. Ela trabalha numa livraria, e lá, eles permitem que os funcionários emprestem livros, para que assim se tornem vendedores que conhecem o que vendem.

Um dia, um elegante homem mais velho a interroga sobre o livro que ela está segurando: "Os Nus e os Mortos" de Norman Mailer. Como os personagens do livro, ele diz a ela, ele serviu no Oceano Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, porém, não era como Mailer descreveu. Gaguejando, no começo, ela lhe diz que, apesar de gostar, ela não costuma ler muito.

Este já parece ser o começo para uma boa história, não parece? Você não ficou curioso sobre esta mulher? Na última lição, aprendemos que personagens são a fonte da ficção, aqui, estamos comprovando isto. Uma pequena observação duma pessoa real, mesclada com um pouco de imaginação, deu origem ao que poderia ser uma maravilhosa história.

E isto tudo começou com alguém que faz parte da sua vida.

Debate

Após ler a dissertação, tente responder uma ou todas as questões seguintes:

1 - Você olhar para estranhos e imagina qual poderia ser a "história" deles?

2 - Você consegue imaginar alguma outra razão para que a mulher do ponto de ônibus leia um livro diferente todo dia?

3 - É importante que os personagens sejam cativantes?

Atividade de Descoberta

Lição 2: É quem você conhece

Visão geral

Após completar esta atividade, você terá compilado uma vasta lista de pessoas que você conhece, das quais você pode extrair personagens ficcionais.

Tempo Estimado

Levará uns 30 minutos para completar esta atividade.

Pessoas que você conhece

Desde que você nasceu, você conheceu e viu incontáveis pessoas, das quais você pode extrair personagens. Mesmo se você escrevesse milhares de histórias, ainda assim elas não se esgotariam. Por que não escrever, então, sobre alguma destas pessoas? Assim, você possuirá uma lista donde extrair personagens, sempre que precisar. Tente este exercício:

- Faça uma lista com todo mundo que você já conheceu. Inclua pessoas que você conheça bem, e aquelas que você só avistou, à distância. Ponha os nomes. Pare após haver preenchido duas páginas, listando os nomes em colunas. Se você não souber o nome destas pessoas, escreva algo como "a menininha que vive na outra quadra". Todo mundo nesta lista é uma inspiração possível para um personagem.

- Pegue uma das pessoas desta lista e escreva um breve trecho sobre como esta pessoa lhe impressionou.

Debate

Após realizar esta atividade, responda a uma ou todas as questões seguintes:

1 - Divida conosco o trecho que você escreveu sobre a pessoa que lhe impressionou.

2 - Você se lembrou de alguém em quem não pensava há muito tempo?

3 - A pessoa que você escolheu daria um personagem interessante? Por quê?

(Ir para Lição 3)

Ir para o Índice

1 comment:

Figo said...

1-Dentre as pessoas eu escolhi "A moça que leva o seu cachorro":
As vezes a vejo levando seu vira-lata mas nunca consigo chegar perto dela e nem falar pois sempre que a vejo estou com meus cachorros (uma ótima desculpa para falar com ela) mas meus cachorros não gostam do vira-lata dela. Ela é bonita, mas seu silêncio, seu rosto inerte e o fato de nunca ter ouvido sua voz me impressionam.

2-Sim, muitas pessoas de minha infância e amigos recentes que havia esquecido.

3-Acho que sim pelo fato de eu querer descobrir o que se passa na cabeça desta moça, e pelo fato de ter apenas suposições dela, eu posso moldá-la e investigar seu passado construindo outro.



obs: na hora que descobri que deveria escrever duas páginas de nomes eu fiquei louco achei que não conseguiria e consegui mais de 120 nomes.

Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.