Monday, April 30, 2007

Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop (Lição 5) - parte 1

(voltar para a parte 4)

Plano da Lição
Lição 5: Como Revelar Contando

Visão Geral

Nesta lição, você compreenderá como revelar os personagens "contando" -- o que o narrador conta e o que os personagens contam.

Tempo Estimado

Levará algo em torno de 2 horas para completar esta lição.

Objetivos

Após completar esta lição, você:

- compreenderá o conceito de revelar gradualmente os personagens.
- compreenderá como narrador conta sobre os personagens.
- compreenderá as várias maneiras como personagens contam sobre personagens.

Atividade

Durante esta lição, você completará a seguinte atividade:

Atividade de Pesquisa: O que as pessoas contam sobre si mesmas

Dissertação e Debate

Lição 5: Como Revelar Contando

Então, até agora você criou um ou mais personagens ficcionais. Talvez você os tenha baseado diretamente em pessoas que você conheça bem, ou não tão bem. Talvez você tenha combinado as características duma variedade de parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos. Talvez você até tenha montado perfis.

Em outras palavras, você fez sua lição-de-casa. E agora? Como relevar esta informação cuidadosamente observada, compilada e registrada aos seus leitores? Como fazer seus personagens se tornarem seres viventes, respirando, nas páginas?

Revelar Gradualmente

Bem, você pode simplesmente mostrar aos leitores sua lição-de-casa. Assim que o personagem aparecer, você põe as cartas da mesa, revelando aos leitores tudo que você sabe sobre o personagem. Este método seria, certamente, eficiente, para não dizer fácil.

Porém, ele não resultaria em boa ficção. Imagine se Fitzgerald houvesse seguido este fácil caminho. Você se lembra da cena na qual Nick conhece Gatsby numa das suas suntuosas festas? Bem, suponhamos que, neste momento, Fitzgerald houvesse apenas nos dado um perfil semelhante ao que vimos na última lição. Você com certeza estaria se questionando o porquê de este livro ser considerado um clássico.

Na vida real, nós não descobrimos tudo sobre alguém assim que o conhecemos. Nós temos a primeira impressão, e só. Leva tempo para conhecer uma pessoa. Do mesmo modo, leva algum tempo para conhecer os personagens, especialmente os redondos. É também mais divertido se os leitores tiverem de juntar as peças por conta própria, ao invés de receberem o quebra-cabeça todo montado.

O modo como Gatsby é gradualmente revelado ao leitor -- partindo duma tênue silhueta até uma pessoa totalmente acabada -- é um dos maiores encantos da história. Este tem sido um tema recorrente em nossa análise de "O Grande Gatsby" e, na verdade, o personagem de Jay Gatsby é uma obra-prima de relevação gradual.

Pense no narrador em "Catedral" de Raymond Carver. Nós recebemos alguma informação sobre ele no começo da história, mas nós não o conhecemos profundamente até que a história acabe. É claro que há coisas que nunca saberemos sobre ele, o mesmo vale para Gatsby. Mas refletir sobre este homem, então compreendê-lo aos poucos -- talvez ser surpreendido pelo que ele faz -- isto é parte do fascínio desta história.

Via de regra, você vai querer fornecer aos poucos o material que você preparou sobre seu personagem redondo, de certo modo imitanto o modo como pessoas nos são reveladas na vida real.

Narradores Contam

Mas como você fornece aos poucos esta informação? É aqui que as coisas começam a ficar interessentes pra valer. Como escritor, você pode revelar seus personagens através de dois modos fundamentais:

- Contando

- Mostrando.

Vamos nos concentrar em "contando" agora, e em "mostrando" na próxima lição.

Contar é uma maneira perfeitamente legítima para revelar personagens. Você está, em última instância, contando uma história. Contar sobre um personagem pode ser feito pelo autor/narrador, ou por um personagem. Isto pode ser feito através de descrição narrativa ou diálogo.

Em "Catedral", o rapaz que vive na casa serve como narrador, contando a história em Primeira Pessoa. (O interessante é que ele nunca nos diz seu nome e, também interessante, ele se refere a Robert apenas como "o homem cego". O que isto indica sobre o narrador?) O narrador está freqüentemente contando sobre outros personagens. Aqui ele está nos contando sobre Robert:

"Este homem cego estava na casa dos cinqüenta anos, constituição pesada, careca, ombros caídos, como se carregasse um grande peso. Ele vestia calças marrons, sapatos marrons, camisa marrom-claro, gravata, um casaco esporte. Ajeitado. Ele também tinha uma espessa barba."

Aqui, ele está contando sobre sua esposa:

"Ela está sempre tentando escrever um poema. Escrevia um poema ou dois por ano, geralmente após algo importante ter acontecido a ela."

Perceba que Carver não está dramatizando esta informação, como um dramaturgo ou roteirista faria -- talvez fazendo com que Robert dissesse, "Eu acabei de completar quarenta e sete anos", ou mostrando a esposa intencionalmente trabalhando num poema. Carver (através do narrador) apenas nos diz o que precisamos saber.

Podemos presumir que todas estas informações são precisas. Não há razão alguma para que o narrador minta sobre a idade ou vestimenta de Robert, ou sobre os hábitos poéticos da esposa. Geralmente, o narrador da história está dando ao leitor informação fidedigna. Porém, precaução. Nem sempre este é o caso. Especialmente se o narrador for também um personagem na história, como no caso de "Catedral".

(continua...)

Ir para o Índice

1 comment:

JLM said...

O link do "continua..." está remetendo para esta mesma página.

1 abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.