Sunday, May 20, 2007

Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop (Lição 8) - parte 1

(Voltar para a Lição 7)

Plano da Lição
Lição 8: Mais Elementos de Ficção

Visão Geral

Nesta lição, você será apresentado a outros elementos importantes da ficção, que surgirão graças a seu personagem e sua história e que os suportarão.

Tempo Estimado

Levará algo entre 2 a 6 horas para completar esta lição.

Objetivos

Após completar esta lição, você:

- compreenderá como utilizar a ambientação.
- compreenderá como criar descrições eficientes.
- compreenderá os fundamentos do ponto de vista.
- terá escrito uma história ficcional.

Atividade

Durante esta lição, você completará a seguinte atividade:

- Atividade de Escrita: Escreva uma História

- Atividade de Plano de Ação: Fazendo da Escrita de Ficção Parte de sua Vida.

Dissertação e Debate

Lição 8: Mais Elementos de Ficção

Na última lição, aprendemos como colocar em movimento um enredo, ao criar um protagonista com forte desejo e um bocado de conflitos. Há muitos outros elementos técnicos na composição duma boa história, todos os quais envolvem personagens, dum modo ou de outro. (Lembre-se, personagens são a fonte.) Vamos dar uma breve examinada em alguns destes elementos.

Ambientação

Ambientação é o lugar e tempo nos quais a história acontece. É útil para os leitores saber onde e quando os personagens estão. "O Grande Gatsby" ocorre em Long Island e Nova York, na década de 20. Mas ambientação é muito mais específica do que isto. Perceba como Fitzgerald revela a magia da mansão de Gatsby:

Havia música na casa do meu vizinho, nas noites de verão. Em seus jardins azulados, homens e garotas vinham e iam como mariposas por entre o burburinho, o champanha e as estrelas.

E aqui Fitzgeral revela uma ambientação bem menos glamourosa:

Este é um vale de freixos -- uma fantástica fazenda onde freixos crescem como o trigo cresce nos cumes e colinas, e jardins grotescos, onde freixos assumem o aspecto de casas e chaminés com ascendente fumaça, e, por fim, num esforço transcendente, de homens que se quase não se movem e que já ruem através do ar poeirento.

Em ambos exemplos, nos é dado uma sensação tangível de lugar. O primeiro exemplo também indica tempo, e, um pouco depois, no segundo exemplo, é-nos dito que se trata de "à tarde". Estas duas ambientações não apenas nos diz onde e quando nós estamos, mas também aperfeiçoa a paisagem emocional do livro, que lida com os efeitos do dinheiro.

Algumas histórias possuem várias ambientações, outras, poucas. Geralmente, histórias mais longas utilizam mais ambientações que as curtas. "Catedral", por exemplo, ocorre na casa do narrador durante uma única noite.
Independente de quantas ambientações você utilize, você desejará dar aos leitores a sensação de que eles estão . E isto pode ser atingido com maior eficácia através da descrição.

Descrição

Descrição é quando o escritor discute algo em detalhes, ao invés de apenas indicá-lo. Em vez de apenas escrever: "Gatsby tinha música e convidados toda noite", Fitzgerald vai um pouco mais longe, ao conclamar os poderes da descrição. Bem feita, a descrição pode fazer a história se tornar vívida na mente dos leitores.

Veja esta descrição em "Catedral":

À primeira vista, seus olhos se pareciam como os olhos de qualquer outra pessoa. Mas se você olhasse atentamente, havia algo diferente com eles. Branco demais na íris, e as pupilas pareciam se mover nas órbitas sem saberem disto e sem serem capazes de parar. Medonho. Enquanto eu o encarava, eu vi a pupila esquerda se voltar para o nariz, enquanto a outra se esforçava para ficar no lugar.

Um dos segredos para uma descrição eficiente é ser específico. Perceba quão específico Carver é com o movimento (ou a falta dele) dos olhos dum cego. Carver tende a ser bem econômico com descrições, mas quando ele precisa delas, ele sabe exatamente como torná-las vivas.

Outro segredo da boa descrição é como elas atraem os sentidos. Todos os exemplos dados empregam o sentido da visão. Mas os outros sentidos também contam. Na descrição da mansão de Gatsby, podemos ouvir a "música" e o "burburinho" na noite. Na descrição de Fitzgerald do vale de freixos, quase podemos sentir, cheirar e até mesmo degustar os freixos e a fumaça. Você quer tomar um banho após ler este trecho do livro. É quase como se nós estivéssemos dirigindo através desta área desolada, e, por um lado, isto acontece porque estamos ouvindo a história através do ponto de vista de Nick.

(continua...)

Ir para o Índice

1 comment:

JLM said...

Sugestão:

Verbo: "Independente de quantas ambientações você utilize, você desejará dar aos leitores a sensação de que eles está lá."

1 abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.