Tuesday, May 15, 2007

Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop (Lição 7) - parte 2

(continuação...)

Lição 7: A História é uma Busca - parte 2

Conflito

Suponha que quando Gatsby se encontra com Daisy, para tomar um chá na casa de Nick, Daisy diga a Gatsby que ela nunca deixou de amá-lo e que ela deixará imediatamente seu marido. E suponha que ela cumpra a promessa, indo morar com Gatsby no dia seguinte. Estas seriam novidades gloriosas para Jay Gatsby, mas não dariam uma boa história. Algo grandioso estaria faltando, e isto é o conflito. Sem conflito, uma história está destinada a ser muito curta ou tediosa, provavelmente os dois. Não há alternativa para isto, conflito é essencial.

"O Grande Gatsby" possui uma porção de conflitos. Sim, Daisy parece possuir algum afeto por Gatsby e ela rapidamente se entrega a ele. Mas ela também tem um marido maldoso e vingativo bloqueando seu caminho. Além disto, Daisy é elitista o suficiente para reconhecer que seu marido, apesar dum grosseirão, é um "socialite", enquanto Gatsby faz parte duma classe menos atrativa, um "emergente". E o pior de tudo, falta coragem e decisão para que Daisy termine seu casamento. Não importa quão longe Gatsby vá para conquistar Daisy -- e ele percorre um longo caminho -- ele está lutando uma dura batalha. Esta dificuldade, este conflito, é parte daquilo que faz a história tão irresistível. Não sabemos se Gatsby será bem sucedido nesta jornada ou não. Temos que continuar lendo para descobrir. Complementando, nada ilumina melhor um personagem do que uma boa luta.

Apesar dum progatonista dever estar concentrado num único desejo, não há limite de conflitos para interferir neste desejo. Quanto mais, melhor (ao menos para o leitor). A luta eterna entre desejo e conflito é parte do que faz uma história dramática e que mereça ser lida, não importando se uma história é trágica, cômica ou algo no meio do caminho.

Por fim, assim como deve haver conflito, este conflito precisa ser, em algum momento, resolvido. Em outras palavras, no final da sua história, seu protagonista deve alcançar um objetivo concreto, ou não. Você não pode escrever uma conclusão para sua história que deixe seus leitores coçando a cabeça, divagando sobre o que pode ter acontecido. Afinal de contas, quando um leitor começa a ler uma história, eles o fazem com a noção de que o escritor concluirá a história que está sendo contada. E isto significa resolução, para melhor ou para pior.

Um Teste de Direção

Apesar de não ser algo simples construir o enredo duma história, isto se torna bem mais fácil após você ter aprendido como pôr em movimento o esquema protagonista/desejo/conflito.

Suponhamos que você queira usar Maria Rialto como protagonista de sua história. Uma boa maneira para começar a imaginar o enredo da sua história pode se descobrir qual é o grande desejo dela. Voltemos à nossa teoria de que ela queira fazer amigos e carrega um livro novo todo dia na esperança de que alguém puxe conversa com ela, perguntando-a sobre o que ela está lendo. Bom. Ela quer fazer amigos. Este é um ótimo desejo. Veja, este nem chega a ter camadas subjacentes de significado e ainda assim é excelente.

Agora, qual é o conflito? Primeiro, ela é terrivelmente tímida. Sua timidez deveria, sem dúvida, contar como um conflito. É um obstáculo direto e muito forte entre seu objetivo de ter um amigo. Na verdade, comumente, os conflitos mais fortes são internos, aqueles que vêm de dentro do personagem, em contraposição a conflitos externos, aqueles que estão fora da pessoa, tal qual um carro quebrando.

Suponha que no começo da história Maria conhece alguém e realiza os primeiros passos para iniciar uma amizade. Mas esta pessoa se mostra perturbada e perigosa e, infelizmente, Maria está tão desesperada por amigos que ela não enxerga os defeitos desta pessoa. Agora, você possui um conflito externo (a pessoa perturbada e perigosa) e mais alguns conflitos internos (o fato de ela não exergar os defeitos). Nada disto é bom para Maria, mas é muito bom para a história. Um enredo estimulante começa a tomar forma.

A partir daqui, o enredo pode se enveredar em inúmeras direções. Você pode ter alguma idéia do desenvolvimento e da resolução antes de começar a escrever, ou você pode apenas pôr o pé na estrada e ver aonde vai parar. De qualquer modo, você irá para algum lugar interessante, porque você criou um personagem marcante, deu a ele o desejo e o conflito necessários para se tornar uma história de primeira categoria.

Você não torce para que tudo dê certo para Maria? É bastante plausível que você passe a se preocupar com ela!

Debate

Após a leitura da dissertação, tente responder algumas ou todas as questões seguintes:

1. Pense num de seus protagonistas ficcionais favoritos e nos diga o que você pensa ser o desejo dele.

2. Desejo é que dá combustível aos personagens ficcionais. Isto também vale para pessoas reais?

3. Você acha que uma história pode ser interessante sem um forte conflito?

Atividade de Escrita

Lição 7: A História é uma Busca

Visão Geral

Após completar esta atividade, você terá criado um protagonista com um claro desejo e numerosas fontes de conflito -- um dilema que pode conduzir este personagem através da história inteira.

Tempo Estimado

Levará algo em torno de 40 minutos para completar esta atividade.

Encontrando um Protagonista/Desejo/Conflito

Personagens são a origem da ficção. E o protagonista é a origem do enredo da história.

1. Escolha um protagonista. Sinta-se livre para usar um personagem da sua sempre crescente coleção, criada neste curso, ou criar alguém novo. Se quiser utilizar Maria Rialto, vá em frente.

2. Imagine que este protagonista estrelará na história que você vai escrever. Desenvolva um forte desejo para este personagem. Anote-o.

3. Detalhe pelo menos cinco fontes de conflito -- obstáculos que estão impedindo o protagonista a conseguir o que ele quer. Tente fazer pelo menos uma destas fontes um tipo interno de conflito.

4. Para cada obstáculo que você detalhou no Passo 3, explique como seu protagonista tentaria sobrepujá-los.

5. Faça com que o protagonista explique o que ele quer e por que ele quer isto. Você pode conseguir isto ao fazer seu protagonista escrever um trecho num diário ou deixando-o "falar", através dum diálogo. De qualquer maneira, você deve tentar acessar o interior do protagonista e escrever com a "voz" dele.

Debate

Após completar esta atividade, responda a algumas ou a todas as questões seguintes:

1. Você acha que o protagonista, o desejo e o conflito que você criou comporiam uma história interessante?

2. Você concebeu um desejo concreto (em oposição a um abstrato)? Conte-nos sobre isto.

3. Você acha que planejar deste jeito fará com que a história seja mais fácil de ser escrita?

4. Você descobriu algo ao "ouvir" o que seu protagonista tinha para dizer?

(Ir para Lição 8)

Ir para o Índice

1 comment:

JLM said...

Sugestão:

Verbo: "Por fim, assim como deve have conflito, este conflito precisa ser, em algum momento, resolvido."

1 abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.