Saturday, May 12, 2007

Escrevendo Ficção com The Gotham Writers' Workshop (Lição 6) - parte 2

(continuação...)

Lição 6: Como Revelar Mostrando - parte 2

Aparência

Aparência refere-se a alguns ou a todos os aspectos físicos dos personagens. Aparência é, geralmente, "contada" pelo narrador e, assim, recai na categoria "contar". Mas aparência também recai no mostrar do personagem, pois aparência literalmente nos mostra como é o personagem.

Como um exemplo, voltemos à descrição física de Robert em "Catedral":

"Este homem cego estava na casa dos cinqüenta anos, constituição pesada, careca, ombros caídos, como se carregasse um grande peso. Ele vestia calças marrons, sapatos marrons, camisa marrom-claro, gravata, um casaco esporte. Ajeitado. Ele também tinha uma espessa barba."

O físico também pode se estender aos gestos e ações físicas. Por exemplo Robert é um cara amistoso e podemos vislumbrar isto apenas pelo modo como ele cumprimenta:

O cego deixou sua valise e ergueu a mão.
Eu a acolhi. Ele apertou com força, segurando minha mão, e então a liberou.

Contudo, escritores deve tomar cuidado para não confiar demais na descrição física. O físico fornece freqüentemente um vislumbre superficial sobre a pessoa, assim como a capa fornece apenas um vislumbre do livro. Em "Catedral", curiosamente, temos uma ampla visão do narrador e de sua esposa, mesmo que não nos seja dada praticamente descrição física alguma deles.

Pensamento

Em ficção, comumente temos acesso à mente de certos personagens. Obviamente, um dos melhores meios para conhecer alguém é entrever seus pensamentos mais íntimos.

O narrador em "Catedral" não é o tipo que revela seus pensamentos, mas ele acaba revelando um pouco deles no decorrer da história. Por exemplo, este homem não é autoconsciente o bastante a ponto de saber que é um tacanha. Mas nós, leitores, apreendemos isto quando o pegamos pensando coisas como esta:

Um cego em minha casa não era algo que eu esperava.

Posteriormente, nós descobrimos que o narrador não está completamente em paz consigo mesmo através deste pensamento:

Quando vou dormir, eu tenho estes sonhos. Às vezes, eu acordava por causa de alguns deles, meu coração disparado.

Em pensamento, personagens costumam revelar coisas que eles nunca revelariam abertamente a outros personagens, e isto concede ao pensamento uma profundidade especial dentre as categorias de "mostrar".

Mostrando como Mostrar

Isto está parecendo muito complicado? Esta é uma técnica fácil para um mestre como Carver, mas é um pouco além das suas capacidades? Besteira! Veremos quão possível isto pode ser.

Voltando à nossa personagem, Maria Rialto. Se você a colocar num ponto de ônibus, lendo um novo livro todo dia, você já estará mostrando Maria através de suas ações. Ela espera no ponto de ônibus, lê um livro, cada dia um livro diferente. Isto são ações. Na verdade, cada uma delas revela um pouco sobre Maria.

Mas você pode mostrar Maria com ainda mais clareza. Você cria uma imagem física, dando a ela reluzentes cabelos negros, uma silhueta voluptuosa e roupa estilosa. Talvez ela se vista sensualmente, mas se comporte de maneira recatada. Hum, isto é interessante porque é uma contradição. Parece que Maria está se tornando um personagem redondo para nós.

Se um personagem cumprimentar Maria, dizendo "Olá", talvez você conseguisse ouvir Maria falar. E isto certamente nos mostraria ainda mais sobre ela, independente do que ela dissesse. Se ela responder um mero "Olá" e depois voltar a ler o livro, isto é uma coisa. Se ela pôr o livro de lado e dizer, "Bem, é um prazer conhecê-lo", isto é algo completamente diferente.

Você perceberá que mais ações estão brotando através do físico e do diálogo. A escolha por vestir roupas sensuais é uma ação, assim como a escolha de continuar lendo ou, talvez, de pôr o livro de lado. Se algum desconhecido passar uma cantada em Maria, nós descobriríamos bastante coisa sobre ela pelo modo como ela lidaria com isto. Se o ônibus estivesse indo pela rua, fizesse uma manobra brusca para desviar dum gato, derrapando para um dos lados, possivelmente machucando os passageiros, o que Maria faria?

Então, não é tão difícil mostrar seus personagens. E, ao fazê-lo, você os estará trazendo à vida nas páginas, tornando-os pessoas tridimensionais a partir de nada mais do que as vinte três letras do alfabeto.

Debate

Após ler esta dissertação, tente responder a algumas ou todas as questões seguintes:

1. Por que você acha que ações pode ser o modo mais poderoso para revelar os personagens?

2. Você acha importante saber como um personagem se parece? Isto afeta quem a pessoa é?

3. Dê nome a um personagem ficcional que você "veja" claramente na sua mente. Como é este personagem que você "vê"?

Atividade de Escrita

Lição 6: Como Revelar Mostrando

Visão Geral

Após completar esta atividade, você se aprofundará em um de seus personagens ao -lo numa situação estressante e vendo como ele/a reage.

Tempo Estimado

Você levará algo em torno de 45 minutos para completar esta atividade.

O que seu Personagem faria?

Uma grande maneira para descobrir sobre seus personagens é colocá-los numa situação estressante e vendo como eles agem. Este exercício pode lhe dar um vislumbre de seus personagens mesmo que estas situações não sejam eventualmente utilizadas na história.

1. Pegue um personagem. Até agora, você deve ter coletado alguns personagens bem interessantes graças a estas atividades. Sinta-se livre para usar um personagem inspirado pela atividade anterior ou, se preferir, basear um personagem em alguém da lista de pessoas que você fez na lição 2.

2. Imagine este personagem numa situação estressante. Você pode escolher qualquer uma que lhe agrade. Se não puder pensar em nada, que tal se seu personagem estiver perdido em algum lugar? Talvez na selva, ou numa grande cidade? Ou, talvez, ele tenha um prazo impossível para cumprir no trabalho.

3. Escreva uma cena mostrando o personagem nesta situação. Não precisa preparar muito a situação. Jogue-o apenas no meio dela e comece a escrever. Você deverá se concentrar principalmente nas ações do personagem. Mas sinta-se livre para dar algumas descrições físicas. E sinta-se livre para incluir outro personagem e diálogo, se quiser.

Debate

Após completar esta atividade, responda a algumas ou a todas as questões seguintes:

1. O que você descobriu sobre seu personagem ao colocá-lo nesta situação?

2. O personagem agiu diferente de como você reagiria?

3. Você conseguiu "mostrar" seu personagem?

(Ir para Lição 7)

Ir para o Índice

1 comment:

JLM said...

Sugestões:

Plural: "Contudo, escritores deve tomar cuidado para não confiar demais na descrição física."

Confuso: "E, ao fazê-lo, você os trará trazendo à vida nas páginas, tornando-os pessoas tridimensionais a partir de nada mais do que as vinte três letras do alfabeto."

Plural: "1. Por que você acha que ações pode ser o modo mais poderoso para revelar os personagens?"

1 abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.