Tuesday, October 10, 2006

12 dicas de George Orwell

Um escritor dedicado deve, em cada frase que escreve, se questionar, pelo menos, em quatro aspectos:

1 - O que estou tentando dizer?

2 - Com quais palavras eu expresso isto?

3 - Qual imagem ou linguagem o tornará mais claro?

4 - Esta imagem é inovadora o suficiente para ter algum impacto?


E ele provavelmente fará duas outras questões:

1 - Eu posso encurtar isto?

2 - Eu escrevi algo que é inapropriadamente desagradável?

Alguém pode ficar freqüentemente em dúvida sobre o impacto de uma palavra ou frase, e pode precisar de algumas regras quando o instinto falha. Eu penso que as seguintes regras resolvem a maioria dos casos:

1 - Nunca use uma metáfora, símile ou outra figura de linguagem à qual você está habituado a encontrar já publicada.

2 - Nunca use uma palavra longa quando houver uma curta disponível.

3 - Se houver a possibilidade cortar uma palavra, corte-a.

4 - Nunca use um verbo no modo passivo quando puder usá-lo no ativo.

5 - Nunca use uma expressão estrangeira, termo científico ou jargão, se você puder encontrar um correspondente em seu próprio idioma.

6 - Quebre qualquer uma destras regras antes de escrever algo claramente hediondo.

George Orwell

fonte: http://www.writingclasses.com/InformationPages/index.php/PageID/300

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.