Wednesday, January 09, 2013

O Canto do Cisne dos editores - entrevista de André Schiffrin para o "Roda Viva"


Há anos que escrevo sobre o futuro do livro, sobre a literatura digital e autopublicação sob o ponto de vista de um autor que teve de descobrir os obstáculos e as soluções por conta própria.

O mundo da literatura e da publicação de livros está mudando (aliás, já mudou muito), mas é somente ao se assistir uma entrevista como esta, com o editor franco-americano André Schiffrin para compreender as proporções destas transformações, e como elas pegaram desprevenidos várias importantes figuras da velha guarda editorial.

É incrível perceber o pessimismo de Schiffrin sobre as possibilidades dos livros digitais e da autopublicação. Ater-se a velhos modelos pode até ser a solução para alguns, mas para a maioria dos editores e autores desta nova geração, voltar os olhos para o passado, com um tolo saudosismo, não contribuirá de maneira alguma para compreender nossos desafios.

Tudo mudou, e agora, o que fazemos?

2 comments:

Castro Lisboa said...

Olá Henry!

Tudo bem? Cheguei em seu blog através de um artigo antigo em que falava a respeito da auto-publicação em grandes tiragens.

Eu consegui lançar meu primeiro livro através da Lei Rouanet com uma tiragem de 1400 exemplares que em um ano se esgotou pois encontrei um bom nicho de vendas associado a um baixo valor (R$10,00)

Estou a procura de uma forma de publicar o segundo livro por conta própria para não depender mais de leis e editais. Fiquei bem interessado na gráfica que mencionou na argentina, teria como me passar o contato dela?

Meu e-mail de contato é srpersonna@Gmail.com

Obrigado pela atenção!

Henry Bugalho said...

Oi, Lucas.

A editora se chama Latingraf Imprenta e é uma das mais importantes da Argentina.

Tenho quase certeza que eles enviam, por container, os livros para o Brasil.

Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.