Friday, March 22, 2013

Dicas indispensáveis de escrita de grandes autores

Para escrever, existem técnicas, planejamento, conhecimento da gramática e de ortografia. Mesmo não havendo regras absolutas, dicas de grandes autores sempre podem nos auxiliar de algum modo, ainda que as ignoremos.

1 - Ernest Hemingway


Não há nada na escrita. Tudo que você precisa fazer é sentar-se diante da máquina de escrever e sangrar.

2 - Anton Tchekov


Não me diga que a Lua está brilhando; mostre-me o reflexo da luz num copo quebrado.

3 - Toni Morrison

A habilidade dos escritores de imaginarem o que não são si próprios, de familiarizarem-se com o estranho e mistificar o familiar, é o teste de seu poder.

4 - E. L. Doctorow

Escrever um romance é como conduzir um carro à noite. Você só consegue enxergar até onde mostram seus faróis, mas você pode empreender toda uma viagem deste modo.

5 - Henry Miller


Quando você não pode criar, você pode trabalhar.

6 - Elmore Leonard

Eu tento retirar aquelas partes que as pessoas pulam.

7 - John Steinbeck


Abandone a ideia que um dia você concluirá. Deixe de ter em vista as 400 páginas, e escreva somente uma página ao dia, isto ajuda. Então, quando concluir, você sempre se surpreenderá.

8 - Stephen King

Se você quer ser um escritor, você precisa fazer duas coisas acima de tudo: ler bastante e escrever bastante.

9 - Maya Angelou

O que faço quando tento escrever. Posso escrever por duas semanas "batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão". E pode ser a coisa mais chata e horrível. Mas eu tento. Quando estou escrevendo, eu escrevo. Então, é como se a musa se convencesse que não estou para brincadeiras e dissesse: "Tudo bem, tudo bem, virei".

10 - James Patterson

Sempre finjo que estou sentando diante de alguém. Estou contando uma história e não quero que ele se levante até eu acabar.

11 - Edgar Allan Poe


Um conto deve ter um único tom e cada frase deve conduzir a ele.

12 - John Steinbeck

Se você estiver usando um diálogo - leia-o em voz alta enquanto escreve. Somente assim você terá o som da fala.

13 - Ray Bradbury


Quantidade produz qualidade. Se você só escreve poucas coisas, está condenado.

14 - T. S. Eliot

Poetas imaturos imitam; poetas maduros roubam.

15 - Ernest Hemingway

Entrevistador: Quantas vezes você reescreve?
Hemingway : Depende, reescrevi o final de "Adeus às Armas", a última página, trinta e nove vezes antes de ficar satisfeito.
Entrevistador: Havia algum problema técnico nele? O que o estava travando?
Hemingway: Encontrar as palavras certas.

16 - Gertrude Stein


Escrever é escrever é escrever é escrever é escrever é escrever é escrever é escrever

17 - F. Scott Fitzgerald

Corte todos os pontos de exclamação. Um ponto de exclamação é como rir da própria piada.

18 - G. K. Chesterton

Devo meu sucesso a ouvir respeitosamente aos melhores conselhos, então partir e fazer exatamente o oposto.

3 comments:

Victor said...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o melhor é o último! =P

Unknown said...

Esse é, sem dúvida, o melhor post relacionado à escrita que eu já vi. Estou sorrindo de orelha à orelha!

Unknown said...

kkkkkk gostei da ultima dica, perfeita!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.