Sunday, June 03, 2007

A Grande Lista de Clichés da Ficção Científica - Quarta Parte

Fonte: http://www.geocities.com/evilsnack/cliche.htm

(Voltar para a Terceira Parte)

Por: John VanSickle
Tradução de: Henry Alfred Bugalho

Os Símbolos

Os vistos verdes são aqueles itens que não são tão ruins, mas que foram usados tantas vezes que precisa dum ótimo tratamento para tirá-los da pilha de lixo. Eles não destruirão uma história bem escrita, e alguns dos clássicos empregaram estes elementos (e os empregaram bem).

Os três Zs são itens que foram ligeiramente interessantes quando da primeira vez, mas que provocam a reação de "já vi isto, já vi aquilo" quando reutilizados. Apenas alterações verdadeiramente bizarras nestas idéias podem rejuvenecê-las.

As cruzes verdes são para besteiras, mas toleráveis para manter o efeito dramático, desde que o enredo não dependa delas.

As interrogações vermelhas indicam aqueles itens que sustentam o enredo, mas que levantam questões que deveriam ser respondidas para que a história seja levada a sério. Por exemplo, um robô sagrando óleo quando acertado por um tiro é insatisfatório. Um vazamento de fluído hidráulico num robô hidráulico acertado por um tiro é convincente.

O boi é para aqueles itens que, pela razão que for, seja algo de paquidermes. Tais razões incluem contradições óbvias a conhecidas leis da física, apresentar uma contradição irreconciliável, requerendo que os personagens envolvidos tenham o QI duma casca de banana ou sejam abismalmente estúpidos por alguma outra razão.

O logo da Nave é para aqueles itens aos quais "Jornada nas Estrelas" ofendeu.

O porco é para aqueles itens inconscientemente chauvinistas.

A suástica é para aqueles itens que demonstram preconceitos raciais, étnicos ou religiosos.

Seção IV: Ciência Boçal

  1. Computadores superinteligentes explodem quando o herói os confudem.
  2. Computadores superinteligentes se confundem quando o herói diz para eles "tudo que eu digo é uma mentira" ou alguma asserção paradoxal.
  3. Naves espaciais não possuem fusíveis, disjuntores, supressores de surto, assim, quando uma parte distante da nave é danificada, os painéis de controle explodem.
  4. Computadores são reprogramados por alguém que não possui conhecimento sobre o sistema operacional do computador.
  5. Terminais de computadores apresentam a operação corrente (exemplo: "CARREGANDO VÍRUS") em letras enormes e piscantes.
  6. As falhas óbvias de design dum veículo ou sistema armamentício não são corrigidas durante toda a vida útil destes sistemas.
  7. Veículos e/ou sistemas armamentícios são postos em um ambiente completamente impraticável.
  8. Características das naves espaciais são inspiradas incompreensivelmente em design de transportes marítimos.
  9. Um tratamento médico não comprovado é utilizado. Ele é 100% eficiente e não possui efeitos colaterais.
  10. Alguém adquire um problema médico que será fatal num determinado tempo; a cura é encontrada e ministrada dentro do tempo estipulado, permitindo uma recuperação de 100%.
  11. Um robô é alvejado e sangra óleo.
  12. Uma nave, quando atingida, explode como se estivesse cheia de gasolina e oxigênio líquido.
  13. Computadores, quando atingidos, explodem como se estivessem abarrotados de fogos de artifício.
  14. Retroengenharia é feita rapidamente num item de tecnologia por um grupo de pesquisadores menos avançados.
  15. Um grupo de alienígenas é esperto o bastante para roubar a tecnologia de alguém, mas estúpido demais para aperfeiçoá-la.
  16. Um avanço tecnológico parte duma teoria incompleta para aplicação em quinze minutos, ao invés de quinze meses.
  17. Após os tripulantes seres arremessados dum lado para outro como bolas num globo de bingo por trinta anos, a nave ainda não possui cintos-de-segurança.
  18. Armas nucleares possuem efeito em proporção bem menores do que racionalmente deveriam produzir.
  19. Protocolos de segurança dum computador são violados ao se dizer um mero "violar" para o computador.
  20. Um clone cresce até alcançar o estado de desenvolvimento físico da pessoa clonada em questão de minutos.
  21. Clones pensam, agem e fala de maneira idêntica à pessoa clonada.
  22. Clones saem do tubo de clonagem com o mesmo corte de cabelo que o indivíduo clonado.
  23. Programas de Inteligência Artificial possuem propriedades únicas que o impedem de serem copiados ou transmitidos como quaisquer outros dados.
  24. Programas de Inteligência Artificial são capaz de ultrapassar os protocolos de segurança do sistema operacional no qual eles funcionam.
  25. Computador de bordo sabem exatamente quanto tempo levará para que o mal funcionamento exploda a nave.
  26. Computadores que existem num futuro distante e que são considerados como "de ponta", demonstram menos funcionalidade que um XT.
  27. Duas raças nunca tiveram contato antes, não falam as línguas uma da outra e não há possibilidade de terem desenvolvido protocolos compatíveis para transmissão de dados, mesmo assim, os computadores delas são capazes de se comunicarem a primeira vista, através dos monitores das naves.
  28. Armas-de-fogo do século vinte são abandonadas, mesmo que as substitutas de alta tecnologia sejam significantemente mais complexas para serem projetadas, custem mais para serem construídas, não sejam tão mortíferas, nem com maior alcance ou maior precisão.
  29. Quando um figurante ou personagem secundário é atingido, eles imediatamente caem mortos; quando um personagem principal é atingido, ele sobrevive com um ferimento horrível, ou ele agoniza tempo suficiente para murmurar algumas palavras.
  30. Lasers são visíveis ao atravessarem o vácuo do espaço.
  31. Um robô que não consegue subir escadas é colocado numa área em que elas sejam comuns.
  32. Um sistema tático que só pode mirar alvos visíveis a olho nu ainda é considerado útil.
  33. Um sistema tático do futuro que não possua capacidade de mira ainda é considerado satisfatório.
  34. "Reverter a polaridade" é a solução para qualquer problema de engenharia.
  35. Feixes de laser viajam com a velocidade duma flecha.
  36. Heróis/naves podem se esquivar de feixes de laser porque estes viajam com a velocidade duma flecha.
  37. Artefatos alienígenas continuarão funcionando mesmo após terem sido abandonados há milhões de anos.
  38. Naves espaciais fazem um whoosh enquanto voam.
  39. Naves gigantescas e caras são usadas para transportar mercadorias baratas e em pequenas quantidades.
  40. Estrelas passam aceleradas ao lado da nave, quando esta voa no espaço.
  41. Uma grande dose de radiação causa superpoderes, ao invés de supertumores.
  42. Uma grande dose da radiação faz com que uma criatura "evolua" para uma forma mais avançada.
  43. A solução para um problema resolvido há quatro semana é descartada e nunca mais utilizada.
  44. Quando um personagem envelhece prematuramente, ou é curado de velhice prematura, o cabelo já crescido muda de cor para combinar..
  45. Uma nave é enviada em missão antes que seus sistemas estejam completamente operacionais.
  46. O Herói sabe como desativar a bomba, mas não se lembra qual dos fios cortar.
  47. Quando um computador está trabalhando num problema difícil, os requerimentos de maior potência fazem com as luzes diminuam ou pisquem.
  48. A despeito de seus tamanhos e funções, robôs são projetados com as mesmas características que os humanos (dois braços e pernas, dez dedos, mesmas juntas, etc.)
  49. Alguém ergue um carro (ou algum outro objeto pesado) com seu braço biônico, mesmo que o resto de seu corpo seja carne e ossos normais e não possa suportar o peso.
  50. Os planos para um complicado aparelho cabe num disquete de 1.44 megas.
  51. Aperfeiçoar um computador além de certo nível de velocidade, capacidade de memória ou complexidade, faz com que ele se torne autoconsciente.
  52. Criaturas capazes de mudar de forma também podem alterar suas massas.
  53. Um buraco do tamanho duma casa é feito no casco da nave; a despressurização da nave ocorrerá em mais ou menos meio minuto.
  54. Um buraco do tamanho duma moeda é feito no casco da nave; a despressurização da nave ocorrerá em mais ou menos meio minuto.
  55. Uma explosão nuclear pode ser obtida ao se juntar vários dispositivos menores.
  56. O mesmo feixe de energia que causa pedras, edifícios e robôs explodirem violentamente, quando utilizado contra seres vivos produz apenas uma fumacinha, um pouco de carne queimada e roupas amontoadas.
  57. Os esgotos/dutos de ventilação fornecem fácil acesso através da cidade/nave/castelo.
  58. Todos computadores possuem rolos de fita que rodopiam freneticamente.
  59. Quando algo explode no espaço, a onda de choque tem forma anelar.
  60. Quando uma embarcação espacial orbitante é danificada ou posta fora de ação, ela imediatamente sai de órbita.
  61. Um metamorformo cuja forma natural é homogênea, pode ser nocauteado com um golpe na cabeça quando em forma humanóide.
  62. O fino raio de energia desintegra a pessoa inteira, suas roupas e pertences, com seu tiro, mas não deixa nem uma mancha na cadeira em que ela está sentada ou no chão no qual ela pisa.
  63. Ao invés de sólidas portas físicas, celas de prisão no futuro são protegidas com campos de força, qualquer falta de energia é sinônimo de rebelião.
  64. Naves espaciais se inclinam para fazerem a curva.
  65. Quando a nave entra em alerta vermelho, as luzes diminuem e ficam vermelhas.
  66. Apesar do tremendo perigo de segurança que representam, objetos de vidro são permitidos em grandes quantidades em naves que possuem gravidade artificial.
  67. Cristais irregulares coloridos são fonte de energia no futuro.
  68. Gravidade artificial é o último sistema de todos a pifar.
  69. Tempestades iônicas.
  70. Formas de vida alienígena que aumentam suas massas sem ingerir nada.
  71. Quando duas naves se encontram, ambas estão sempre viradas para cima, a não ser que uma delas esteja desativada, neste caso, ela está sempre emborcando.
  72. Senhas de segurança dum computador são ditas em voz alta. A possibilidade de grampo ou espiões nunca inibem esta prática.
  73. O aparelho de transmissão de matéria não pode duplicar organismos vivos, a não acidentalmente. Reproduzir as circunstâncias deste acidente sempre fracassa.
  74. Aparelhos de processamento de dados emitem uma série randômica de sons inócuos enquanto processam informação. Cada caracter que aparece na tela do computador é acompanhado por um som.
  75. Apesar de teclados de computador do futuro ainda possuírem a barra de espaço, ninguém a utilizará mais.
  76. Espaçonave que é, na verdade, uma criatura viva com significativa inteligência.
  77. Armas laser têm recuo.
  78. Tecnologia alienígena roubada é compatível com nossos sistemas energéticos e pode ser instalada e usada imediatamente.
  79. Armas de feixe só podem ser disparadas com um raio fino, numa direção contínua, não podem rastrear um alvo ou disparadas com amplitude.
  80. Forças alienígenas são dependentes da nave-mãe, assim, ao destruí-la, todo o resto é desativado.
  81. Todo planeta habitado possui o mesmo tempo de rotação da terra, acrescendo ou subtraindo algumas horas.
  82. Os produtos químicos num laboratório são bem coloridos. Os venenosos têm sempre uma cor verde vivo.
  83. Telas de computadores projetam o conteúdo na face dos usuários.
  84. Diminuir as luzes da ponte da nave conserva energia suficiente para permitir considerável aumento de velocidade duma espaçonave pesando várias toneladas.
  85. Você tem acesso a áreas restritas da nave, partindo de áreas públicas, através dos dutos de ventilação e manutenção. Nunca há precaução alguma que evite isto.
  86. Um computador pode ser destruído ao se disparar contra a tela.
  87. Vírus de computador são sempre catastróficos e danosos. Nunca são inofensivos ou apenas perturbadores.
  88. Quando a fala dum alienígena é traduzida para os tripulantes, os lábios do alienígena se movem de acordo com a língua dos ouvintes. Além disto, não podemos ouvir a fala de fato do alienígena.
  89. Quando uma nave é encontrada à deriva no espaço, há sempre energia suficiente para ligar as luzes, a gravidade artificial e o suporte de vida. Um ou mais destes sistemas está ligado quando o herói embarca na nave.
  90. Não sabe o código da fechadura? Apenas atire no teclado. A porta se abrirá.
  91. Um robô ou outra Inteligência Artificial fala progressivamente mais devagar ao se desligar por causa de algum defeito.
  92. Quanto mais rápido uma Inteligência Artificial pensa, mais rápido as luzes dela piscam.
  93. As naves de duas espécies que nunca se encontraram antes podem se acoplar mesmo sem alguns dias de trabalho de engenharia.
  94. A arma que vaporiza pessoas no nível alto, apenas as atordoa (sem causar dano) num nível baixo.


Seção V: Sugestões rejeitadas que recebe aos montes

  1. A nave é tripulada por um bando de caras brancos.
    Razão para rejeição: Cada produção de FC reflete a sociedade que a produziu. Por exemplo, em filmes japoneses de FC a maioria dos personagens são japoneses, com exceção dum figurante não-japonês (sul-americano nas duas produções que me lembro). Eu prefiro que uma produção reflita a sociedade que a produziu do que uma que o produtor gostaria que existisse.

  2. Explosões no espaço têm som.
    Razão para rejeição: Explosões são consituídas, em parte, duma quantidade de gases superaquecidos que se expandem em alta velocidade. Quando esta matéria atingir o observador, ele ouvirá algo.

A Grande Lista de Clichés da Ficção Científica é um esforço coletivo. Graças a minha falha em manter registro de tudo, nem todas as pessoas receberam crédito pelos clichés que elas identificaram. Mas aqui estão algumas às quais posso dar crédito:

  • Jon Acheson
  • Julius Ackermann
  • AvantPop
  • Axis of Praxis
  • Greg Barr
  • Chuck Beard
  • Paul Beardsley
  • Chistopher L. Bennett
  • Eric Berge
  • BEV erins
  • Lou Blake
  • Yves Boudreault
  • Ron Breznay
  • Steve Brinich
  • Scott Brownlee
  • Cambias
  • CFVici
  • Christina
  • Philippa Chapman
  • Steve Charlton
  • Vincent Cheung
  • Richard Clark
  • Cosmin Corbea
  • Fernando Peña D'Andrea
  • Kate Daniel
  • Tony Daniel
  • Edmond Dantes
  • Martin Dawson
  • dcnutcase
  • Frank Diekman
  • Dogscoff
  • Scott Doty
  • Christina Dunigan
  • Brian P. Dunn
  • Eslington
  • John Fairhall
  • Miguel Farah
  • William George Ferguson
  • Matthew Fields
  • Bob Finlay
  • Fufi
  • Matteus S. Gadd
  • Alan Gil
  • Gillman
  • Dan Goodman
  • Guy Gordon
  • Mikko Granlund
  • Peter H. Granzeau
  • Steve Green
  • Bob Greenwade
  • Stephen Hagyard
  • Alfred Hailey
  • Dave Higgo
  • Brett Hendricks
  • John Homer
  • Jim Hurley
  • Ian
  • Joseph W. Jackson
  • Alex Johnson
  • Brad Jones
  • Joshua Kane
  • Jens Kilian
  • Leszek Karlik
  • Ian Kerr
  • Peter Klumbach
  • Peter Knutsen
  • Michael Kupari
  • Bill Lancaster
  • Ryan Laws
  • Nancy Lebovitz
  • Dan Lee
  • Roy Lent
  • Ed Lincoln
  • Lizard
  • Luke
  • Bert March
  • James Matthews
  • Scott McEwan
  • Matt McIrvin
  • Derrick McNeill
  • Louann Miller
  • Mike15007
  • Don Mllkn
  • Jason Moon
  • Nick Nallick
  • Pres Nevins
  • James Nicoll
  • Michael Noble
  • Fred Nuttall
  • Christopher Owens
  • Todd Pagden
  • Keith Palmer
  • Andrej Panjkov
  • Don Perkins
  • Lawrence Person
  • Brian Pickrell
  • Siegfried Pietralla
  • Dan Piponi
  • Michael Powers
  • Barnaby Rapoport
  • Scott Raun
  • Jeff Rhodes
  • Matthew Robinson
  • Mark Rosefield
  • Stacie Rosenzweig-Whitacre
  • Rubinstein
  • Lee Ann Rucker
  • Mike Schilling
  • André Schmidt
  • Steve Schonberger
  • Shadow
  • Yuri Shukost
  • Somebody Unknown
  • Murray Smith
  • Julie Stampnitzky
  • Boris Stanimirovic
  • Adam Louis Stephanides
  • Victoria Strauss
  • Streak
  • Charlie Stross
  • Iain A. Sutherland
  • Michael Suttkus
  • Mike Thomspon
  • William R. Thompson
  • Rob Thornton
  • thumbwarriors
  • Turtle
  • User
  • Vegard Valberg
  • Art van Scheppingen
  • David Vandenbroucke
  • Rex Vaughn
  • William Vetter
  • Brett Watson
  • Lawrence Watt-Evans
  • Dave Weingart
  • Bill Welch
  • Colin Whipple
  • John Whitson
  • Roger M. Wilcox
  • Richard Wright
  • 3 comments:

    Anonymous said...

    Os itens 14, 27, 78, 93 devem ser retirados, uma vez que padrões abertos possibilitam a situação citada.

    Por exemplo o fabricante a da bomba do item 46 não segue padrões abertos, o que faz com que a situação seja plausível.

    [],
    AC

    Henry Bugalho said...

    Obrigado por seu comentário, mas como eu só traduzi o texto, optarei por deixar como está para me manter fiel ao conteúdo original. No entanto, eu consultei o link que você passou e, mesmo sem ser nenhum expert no assunto, tive a impressão de que este padrão aberto parece supor um determinado nível de compatibilidade técnica.
    Os itens mencionados apresentam casos em que, talvez, uma nave humana tenha contato com uma nave extraterrena com a qual eles nunca tiveram contato anteriormente e, mesmo assim, há uma compatibilidade independentemnte do nível tecnológico das duas civilizações.
    Como nunca tivemos este tipo de experiência, estes padrões abertos parecem se enquadrar em nível hipotético do que testado empiricamente.

    Raphael said...

    Tem aquela clássica de que quando ligadas as lâmpadas de qualquer túnel/usina/nave abandonada, elas ficam com as luzes piscando/oscilando.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Seguidores

    Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.