Tuesday, June 05, 2007

A Grande Lista de Clichés da Ficção Científica - Índice


Por: John VanSickle

Tradução de: Henry Alfred Bugalho

Aqueles de nós que lêem ou vêem bastante ficção científica devem ter percebido que há certos elementos da história que aparecem várias, várias, várias e várias vezes. Alguns destes elementos eram, na verdade, idéias muito boas, e quando bem manipuladas produzem uma história divertida, mas se tornaram desgastadas por causa daqueles com pouca imaginação. Outros elementos surgiram justamente num esforço para evitar outro cliché. E outras idéias já nasceram deficientes desde o começo, e deveriam ter sido dispensadas pela mente do autor.
Clichés não são necessariamente maus, mas o excesso de uso demonstra que o escritor se esqueceu do que separa uma narrativa consistente de outra oca: "o coração humano em conflito consigo próprio", como disse Faulkner. Onde há conflito, a narrativa se suporta; onde o conflito está ausente, a narrativa sucumbe, e em nenhum dos dois casos importa quantas espaçonaves explodiram.

O leitor sofisticado (aquele que lê mais do que apenas FC) perceberá que alguns destes clichés não são encontrados apenas em FC, mas em outros gêneros também, e, é claro, o ridículo dos clichés é um prato cheio para a boa comédia.

OBSERVAÇÃO: O uso dos pronomes masculinos/feminos e designações genéricas de papéis não pretende negar a inversão dos papéis de gênero. Porém, pretende ofender aqueles que pensam que o cromossomo Y é a raiz de todo o mal do mundo. Humpf!

Esta lista não está mais "atualizada e revisada". As "revisões" já eram trabalho demais para se fazer.

Índice

Primeira Parte
Seção 1: Enredos e Storylines Desgastados

Segunda Parte
Seção 2: Ambientações e Caracterizações Desgastadas

Terceira Parte
Seção 3: Eventos da História e Recursos do enredo desgastados

Quarta Parte
Seção 4: Ciência Boçal

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.